domingo, 16 de março de 2008

HISTÓRIA DE ANA (BIBLIA)


HAVIA UM HOMEM,CUJO NOME ERA ELCANA .ELE TINHA DUAS MULHERES:UMA SE CHAMAVA ANA A OUTRO SE CHAMAVA PENINA;PENINA TINHA FILHOS;ANA PORÉM,NÃO OS TINHA.

ESTE HOMEM SUBIA DA CIDADE DE ANO E ANO A ADORAR E A SACRIFICAR AO SENHOR DOS EXÉRCITOS,EM SILÓ.NO DIA QUE ELCANA OFERECIA SEU SACRIFÍCIO ,DAVA ELE PORÇÕES DESTE A PENINA,SUA MULHER,E A TODOS OS SEUS FILHOS E FILHAS.

ANA,PORÉM ,DAVA PORÇÕES DUPLA,PORQUE ELE A AMAVA,AINDA MESMO QUE O SENHOR A HOUVESSE DEIXADO ESTÉRIL.

A SUA RIVAL A PROVOCAVA EXCESSIVAMENTE PARA A IRRITAR,PORQUANTO O SENHOR HAVIA CERRADO O MADRE.

E ASSIM O FAZIA ELE DE ANO E ANO;E TODAS AS VEZES QUE ANA SUBIA À CASA DO SENHOR,A OUTRA A IRRITAVA;PELO QUE CHORAVA E NÃO COMIA.

ENTÃO ,ELCANA,SEU MARIDO,LHE DISSE:ANA,POR QUE CHORAS?E PORQUE NÃO COMES?E PORQUE ESTAIS DE CORAÇÃO TRISTE?NÃO TE SOU EU MELHOR QUE DEZ FILHOS?

APÓS TEREM COMIDO E BEBIDO EM SILÓ,ESTANDO ELI,O SACERDOTE,ASSENTADO NUMA CADEIRA,JUNTO A UM PILAR DO TEMPLO DO SENHOR.

LEVANTOU-SE ANA E,COM AMARGURA DE ALMA,OROU AO SENHOR,E OROU ABUNDANTEMENTE.

E FEZ UM VOTO,DIZENDO:SENHOR DOS EXÉRCITOS,SE BENIGNAMENTE ATENTARES PARA A AFLIÇÃO DA TUA SERVA,E DE MIM TE LEMBRARES,E DA TUA SERVA TE NÃO ESQUECERES,E LHES DERES UM FILHO VARÃO,AO SENHOR O DAREI POR TODOS OS DIAS DA SUA VIDA,E SOBRE A SUA CABEÇA NÃO PASSARÁ NAVALHA.

DEMORANDO-SE ELA NO ORAR PERANTE AO SENHOR ,PASSOU ELI A OBSERVAR-LHE O MOVIMENTO DOS LÁBRIOS,

PORQUANTO ANA SÓ NO CORAÇÃO FALAVA;SEU LÁBRIOS SE MOVIAM,PORÉM NÃO SE LHE OUVIA VOZ NENHUMA;POR ISSO,ELI A TEVE POR EMBRIAGADA.

E LHE DISSE:ATÉ QUANDO ESTARÁS TU EMBRIAGADA?APARTA DE TI ESSE VINHO.

PORÉM ANA RESPONDEU:NÃO,SENHOR MEU!EU SOU MULHER ATRIBULADA DE ESPÍRITO;NÃO BEBI NEM VINHO NEM BEBIDA FORTE;VENHO DERRAMANDO A MINHA ALMA PERANTE O SENHOR.

NÃO TENHAS,POIS,A TUA SERVA POR FILHA DE BELIAL;PORQUE PELO EXESSO DA MINHA ANSIEDADE E DA MINHA AFLIÇÃO É QUE TENHO FALADO ATÉ AGORA.

ENTÃO,LHE RESPONDEU ELI: VAI -TE EM PAZ,E O DEUS DE ISRAEL TE CONCEDA A PETIÇÃO QUE LHE FIZESTE.

E DISSE ELA:ACHE A TUA SERVA MERCÊ DIANTE DE TI.ASSIM,A MULHER SE FOI SEU CAMINHO E COMEU,E O SEU SEMBLANTE JÁ NÃO ERA TRISTE.

LEVANTARAM-SE DE MADRUGADA,E ADORARAM PERANTE AO SENHOR,E VOLTARAM,E CHEGARAM A SUA CASA A RAMÁ.ELCANA COABITOU COM ANA,SUA MULHER,E,LEMBRANDO-SE DELA O SENHOR.

ELA CONCEBEU E,PASSADO O DEVIDO TEMPO,TEVE UM FILHO,A QUEM CHAMOU DE SAMUEL,POIS DIZIA:DO SENHOR O PEDIR.DEPOIS DE DESMAMA-LA ANA LEVOU SAMUEL AO TEMPLO PARA APRESENTAR AO SENHOR.

E DISSE ELA:AH!MEU SENHOR,TÃO CERTO COMO VIVES,EU SOU AQUELA MULHER QUE AQUI ESTEVE CONTIGO,ORANDO AO SENHOR.

POR ESTE MENINO ORAVA EU;E O SENHOR ME CONCEBEU A PETIÇÃO QUE EU LHE FIZERA.

PELO QUE TAMBÉM O TRAGO COMO DEVOLVIDO AO SENHOR,POR TODOS OS DIAS QUE VIVER;POIS DO SENHOR O PEDIR.E ELES ADORARAM ALI O SENHOR.

Nenhum comentário: